Há quatro anos quem visita o Morro do Cuscuzeiro tem um passeio a mais para fazer além do turismo de aventura. Aos pés do morro existe um orquidário com mais vinte mil plantas de espécies diferentes de orquídeas.

O orquidário nasceu em 2014, mas a ligação dos irmãos Alcides Medeiros Júnior e Admilson da Silva Marques com as orquídeas começou bem antes. Em 2002 eles mudaram para uma fazenda em Descalvado para trabalhar. Segundo Medeiros Junior, nessa fazenda eles têm uma grande amiga que possui o hobby cultivar orquídeas. “Ela nos presenteou com dois vasos de Dendrobium nobile, uma espécie dessa planta”.

Desse dia em diante, Alcides e o irmão se apaixonaram pelas orquídeas e em 2010, mudaram-se para Analândia por conta de um novo trabalho e, quatro anos depois montaram o orquidário.

“Analândia tem um clima diferenciado para o cultivo de orquídeas”, conta.

Fonte: G1 (2018)

Aprendizado

O cultivo de orquídea exige cuidados bem específicos e especializados e depois de quase dezesseis anos de experiência com essa planta, Alcides e Admilson resolveram iniciar em dezembro deste ano cursos para ensinar os visitantes a cuidar das orquídeas de maneira correta.

Alcides fala que ao longo dos anos aprendeu com outras pessoas que cultivam a planta e, por isso depois de dar palestras, inclusive em universidades da região e dividir o conhecimento adquirido pela prática de anos de cultivo em feiras espalhadas por todo Estado, resolveu junto com o irmão dar cursos no próprio orquidário.

Os cursos serão destinados aos visitantes do local e terá uma palestra, seguida de uma aula prática com certificado. “Ao final oferecemos um cafezinho”, brinca.

O orquidário fica aberto todos os dias, inclusive fins de semana, das 7 às 17 horas. A entrada é de graça.