Ao conhecer Analândia, o Fotógrafo, Professor de Fotografia e Jornalista, André Luís Ferreira, inspirado pelos cenários naturais da cidade, resolveu dividir com as pessoas a beleza que viu o registro, através da câmera fotográfica. Segundo ele, à primeira vista, Analândia é uma cidade cenográfica, onde todo lugar em que se aponta a lente se tem uma bela imagem.

Foto: Fabu Dias

Assim, Ferreira levou as fotos tiradas durante sua primeira visita à Analândia para uma agência de turismo receptivo com a ideia de criar cartões postais. “Isso foi entre julho e agosto de 2017, no entanto, ao ver o resultado desse material fotográfico, um empresário sugeriu que eu organizasse um festival que unisse o potencial cenográfico de Analândia e fotógrafos de vários pontos do país”, explica.

Com pouco tempo e recursos, em novembro de 2017, Ferreira, juntamente com a Jornalista Adriana Nagazaco e o Fotógrafo Rodrigo Pinto, realizaram o Primeiro Analândia Cidade Fotográfica.

Foto: G1

Duas edições

O evento, em dois anos, já trouxe Fotógrafos de renome, como Yuri Brittar, Especialista em fotografia contemplativa; Marcos Picos, fotógrafo de natureza; Marcos Pfiffer, arquiteto e fotógrafo; e Rafael Defavari, Astrofotógrafo, inclusive com trabalhos publicados pela Nasa.

Ferreira conta que o Astrofotógrafo Defavari este nas duas edições do Analândia Cidade Fotográfica e realizou cursos. “Na edição deste ano, Defavari realizou um curso na cidade, em setembro, e durante o festival lançou a exposição ‘Céus de Analândia”, com resultado dos trabalhos dos participantes”, comenta.

Segundo um dos organizados do evento, o festival transforma a cidade em uma galeria de arte com exposições montadas em dez locais diferentes de Analândia.

Foto: J. A. Sarquis

Reconhecimento

Ferreira ressalta que o Analândia Cidade Fotográfica já encontra espaço entre os eventos fotográficos do país.

“Com apenas dois anos de realização, o festival parece tradicional, porque muita gente quando fala do evento comenta como se já existisse há anos”, brinca.

No entanto, o reconhecimento da importância e seriedade do festival é fato. A repercussão da realização do Festival Analândia Cidade Fotográfica já motiva o interesse de outras cidades e tornarem-se fotográficas. Ferreira afirma que a intenção é manter o evento em Analândia, mas também avaliar convites para a realização em outras cidade, com Bonito, por exemplo.