No turismo de aventura, o contato com a natureza pode ser estabelecido pela escalada até o alto de um morro ou pela travessia de um ponto a outro sobre águas ou pelo alto das árvores. Em Analândia, os adeptos dessa prática têm passeios para todas as idades e desafios para todos os gostos.

O arvorismo, por exemplo, é uma opção de lazer que atrai muitos turistas até a cidade, segundo a proprietária de uma agência de aventura, Tássia Regina Colchi. “Ao percorrer o trajeto estabelecido pelos circuitos, a pessoa tem uma visão geral de Analândia e de toda beleza natural que faz parte da cidade”, conta.

A atividade consiste em atravessar um circuito pelo alto dos eucaliptos por uma distância, de acordo com o trajeto escolhido, de 100 a 130 metros.

“Todos que fazem arvorismo relatam que a adrenalina é muito grande, a emoção é dobrada e, podem descer das árvores por tirolesas de 160 a 240 metros de distância da superfície”, comenta Colchi.

Foto: G1

A cavalo

O passeio a cavalo é outra forma de contato com a natureza e o visitante ao chegar no alto da serra tem uma visão dos morros do Cuscuzeiro e do Camelo, que também é uma das atrações turísticas de Analândia.

O passeio começa no pé do Morro do Cuscuzeiro, passa por um lago e sobe a serra que dá acesso à gruta de Nossa Senhora de Lourdes. “Em época de chuva, a nascente fica cheia e mina água da gruta onde tem uma imagem da santa que, segundo histórias dos moradores da cidade, apareceu naquele local para um visitante que se tornou devoto e resolveu homenageá-la”, explica a proprietária da agência.

Nas alturas

Se o turista escolher pela escalada ou rapel, o Morro do Cuscuzeiro é uma das opções, mas para os menos aventureiros há um passeio de bondinho tracionado por um trator que revela parte da beleza natural que Analândia possui.

Os passeios são monitorados e todos são realizados com os equipamentos de segurança necessários.

“O único passeio que não tem monitoramento é a trilha que leva até o pé do Cuscuzeiro, porém em todo o trajeto tem placas indicativas”, explica.

Os preços vão de 10 a 110 reais e acontecem todos nos finais de semana e feriados. Durante a semana podem ser agendados com antecedência.