Foto: G1

Uma das primeiras construções do povoado que deu origem à cidade de Analândia foi a Igreja Matriz de Sant’Anna. Fundada por Manoel Vicente Lisboa, a partir da doação de terra feita por ele, o patriarca quis que, em troca, fosse construída uma capela em homenagem à Sant’Ana, santa de devoção da família.

Em estilo colonial, a igreja preserva muito da história e tradição da cidade. Fernando Ometo, coordenador de turismo da cidade conta que todas as festas de Analândia giram em torno da igreja.

“Na festa em comemoração ao dia da padroeira, por exemplo, a cidade mantem uma tradição de poucas cidades brasileiras hoje em dia. Todos os santos saem em procissão. São trinta andores seguidos por banda marcial e queima de fogos”, revela.

Esse tipo de homenagem ao santo vem de Portugal e diz muito sobre as raízes que compõem a cidade fundada em 1897. “Primeiro o povoado foi chamado Vila Cuscuzeiro, depois Vila Anápolis, em seguida tornou-se Anápolis, porém como já havia uma cidade em Goiás com o mesmo nome, mudou para Analândia. No entanto, o que é importante ressaltar aqui é que, tanto Anápolis como Analândia, surgiram da menção à padroeira da cidade Sant’Anna. A primeira significa cidade de Ana, a que seguiu com a homenagem é terra de Ana”, explica Ometo.

Peças Sacras

As imagens de santos que compõem a Matriz de Sant’Anna, entre elas a imagem da padroeira e a de Santo Antônio são peças sacras esculpidas em madeira. Segundo Ometo, algumas das peças em exposição na igreja são importadas.

“Não é o caso da imagem da padroeira de Analândia que foi feita no Rio de Janeiro”.

Em 2018, a matriz foi restaurada recuperando as cores originais, porém falta um importante detalhe para que a recuperação desse patrimônio de Analândia seja concluída.

Em frente à torre do relógio da igreja existem uns fios desativados de energia elétrica que a CPFL precisa retirar para que a torre receba a pintura que merece. O padre Antônio, pároco da cidade diz que já são dois meses de espera.

O dia da padroeira de Analândia é 26 de julho.