Imagine um lugar que transpira paz e tranquilidade, em meio à muita natureza, mas com todos os serviços e confortos da vida moderna. Onde as preocupações ficam para trás e há beleza por onde quer que se olhe. Em um lugar assim até as construções de casa devem refletir esse espírito.

Dessa forma, a casa também deve reunir conforto, beleza e praticidade. Afinal, mesmo para quem decidir morar de vez no paraíso não vai querer perder tempo com bagunça da cidade grande, se pode desfrutar de todos os serviços completos de um loteamento fechado e da exuberância da natureza.

Seja qual for o estilo, é possível criar lugares absolutamente apaixonantes e perfeitamente integrados à paz ao seu redor e ao seu jeito de ser. Então que tal se inspirar em algumas ideias e começar a planejar seu refúgio agora mesmo?

Continue conosco na leitura deste post! Não perca!

1. Construções de casa: quando a madeira leva a natureza para dentro de casa

Construções de casa em madeira são uma forte tendência, mas ainda possuem outras vantagens. Quando você utiliza madeiras certificadas, a sustentabilidade é priorizada. 

Além disso, as construções de casa de madeira são mais rápidas. E acredite: podem ser até 60% mais baratas, se comparadas à alvenaria. Isso significa que é possível fazer a casa dos sonhos gastando muito menos.

Variações de estrutura

Por outro lado, a estrutura pode ser 100% em madeira ou mista com tijolos. Em um estilo mais rústico, por exemplo, podem ser usados eucaliptos tratados.

Já para quem gosta de um aspecto mais tradicional a madeira de lei autoclavada (que recebeu o devido tratamento contra agentes deteriorantes, apodrecimento e parasitas) é perfeita. Isso sem falar nas casas pré-fabricadas, que existem em diversos modelos e tamanhos.

Uma dica, para deixar a construção de sua casa ainda mais charmosa, é mesclar muito vidro nas janelas e portas, materiais de demolição (ferro fundido, ladrilho hidráulico, tijolos maciços e móveis de madeira) e deck de madeira.

Uma outra sugestão é deixar as travas aparentes com uma cumeeira bem alta. Assim, dando suntuosidade ao ambiente principal. Janelas fartas também deixam a mata à vista e são uma atração à parte.

2. Pequena e aconchegante: o refúgio perfeito de final de semana

O refúgio perfeito é aquele do tamanho certo para a sua família. Para quem gosta de praticidade e aconchego, a dica é deixar a infraestrutura completa para o loteamento fechado e apostar em um espaço confortável e intimista.

Para casais em fuga do estresse, por exemplo, menos é mais. Um ou dois cômodos, varanda e sala generosas para receber os amigos, claraboia, que leve o céu para dentro de casa, são itens essenciais.

Esses tipos de construções de casa combinam com tons terrosos e almofadas generosas que parecem abraçar a alma.

3. Com toda a suavidade do branco

A suavidade e romantismo das construções de casa em branco levam a luz natural para os ambientes. Quebre o excesso de monocromia com móveis e objetos também em tons terrosos, como mencionado acima, obras de arte e objetos pessoais queridos espalhados pelos cômodos.

Aqui, a dica é apostar em um pé direito duplo e mezanino, de onde se pode ter uma vista privilegiada das montanhas e é possível dar aquela escapada estratégica das crianças lá embaixo.

4. Construções de casa de conceito aberto: diálogo com o exterior

Se na cidade a visão da janela é outra janela, quando a paisagem é deslumbrante as construções de casa devem privilegiar a visão panorâmica.

Nas casas lineares de conceito aberto, por exemplo, os espaços integrados são os maiores trunfos. Elimine barreiras visuais, favoreça a convivência com o sol, as árvores, o céu e as estrelas.

Tire o máximo proveito da natureza ao seu redor. Avalie a orientação solar para ter o máximo de iluminação natural e lembre-se de sempre pensar em longo prazo.

Será que a família vai crescer? Pretende levar seus amigões de quatro patas para o seu paraíso?

Afinal, não é uma questão de rótulos, nem de modismos. Cada família tem seu olhar do mundo e seus hábitos, mesmo quando está fora da rotina.

Por isso, planeje com bastante atenção e nunca contrate curiosos, mas apenas construtoras e arquitetos com experiência comprovada no mercado.

E então? Já sabe qual o tipo de construção de casa que melhor reflete seu estilo e a sua forma de viver? Conte para a gente nos comentários abaixo e entenda as vantagens de ter uma casa de veraneio perto de tudo.