Quem tem filhos já crescidinhos sabe bem a dificuldade que pode ser manter a família unida nas horas de lazer. Ter uma casa de veraneio pertinho sempre ajuda, já que fica fácil viajar nos finais de semana. Aí a grande sacada é unir o agradável ao mais prazeroso ainda para atrair a garotada: uma atividade física saudável e animada. Uma delas é o mountain bike, que pode ser praticada por toda a família.

Como o mountain bike mexe com o corpo e com a mente, a atividade física dá a oportunidade de ficar mais próximo da natureza, assim, unindo a família por meio de um esporte que abrange todas as idades. A seguir, conheça benefícios da modalidade! Acompanhe!

Mountain bike: conhecendo os arredores da sua casa de veraneio

Ter uma casa em meio a uma paisagem estonteante com certeza é um privilégio. Mas a vista não precisa ser só a da janela ou da área de lazer.

Muito pelo contrário. Assim, a dica é pedalar e conhecer de perto cada cantinho para fazer descobertas incríveis pelos arredores. Pode ser uma gruta, uma cachoeira, lago ou quem sabe até uma trilha recém-aberta.

Encha os cantis de água, leve frutas e barrinhas de cereais e junte a família para desbravar novos horizontes no mountain bike. Com certeza, os seus filhos vão adorar contar para os amigos e vizinhos tudo o que vocês descobriram pelo caminho.

 mountain bike

Ponto de partida para novas atividades em família

Há modelos de bicicletas para mountain bike para todas as idades e níveis de dificuldade, o que faz a atividade altamente agregadora para pais, filhos e até vovôs.

Um dos pontos mais interessantes do mountain bike é que não requer nenhum tipo de preparo físico prévio. Você só precisa pedalar de forma intuitiva e, naturalmente, vai ganhando cada vez mais experiência, conforme vai conquistando novos espaços e desafios.

Quando você já está bem perto de várias atrações naturais, tudo fica mais fácil e prazeroso. É só montar na mountain bike e aproveitar cada minuto com o vento gostoso batendo no rosto. Assim, criando memórias muito especiais em família.

E esse é só o ponto de partida para muitas atividades agregadoras. Daí podem surgir passeios específicos, como, por exemplo, piqueniques na mata, observação de pássaros e até a descoberta de um novo dom para a fotografia.

Conexão com a natureza favorece a vida em família

Não é segredo que a vida nos grandes centros tende a afastar as pessoas. Cada um com seu trabalho, seus estudos, seus horários e atividades individuais. Em meio ao concreto dos edifícios, os laços afetivos acabam endurecendo.

Ao escapar para uma casa em meio ao verde tudo muda. Não só o cenário ganha cor, mas a própria relação interpessoal também se torna mais vívida. Quanto maior a proximidade e a conexão com a natureza, mais próximo nos tornamos de nossas próprias raízes.

O mountain bike desperta essa reconexão com a flora e a fauna. Assim, estimulando todos os sentidos. Ao mesmo tempo, a atividade física aumenta a produção de endorfina e serotonina, os hormônios do prazer, que favorece a ligação com nossa história e origens.

Desperta o senso de equipe

O mountain bike em família acaba se tornando um verdadeiro pelotão. Os participantes devem manter o mesmo ritmo, seguir pelo mesmo caminho, ajudar quem está com dificuldades, cuidar um do outro nos momentos mais difíceis e se preocupar com o time como um todo.

Assim, o mountain bike desperta e intensifica o senso de equipe, que é o que toda família deve ser em sua origem: um grupo que trabalha unido em torno dos mesmos objetivos e com forte companheirismo.

Melhora da consciência corporal

A má postura é comum a todas as idades. Nos jovens, muitas vezes, por desleixo, timidez ou vergonha do próprio corpo. Nos adultos, por problemas de saúde que vêm com o tempo, por exemplo.

Os obstáculos enfrentados em uma jornada de mountain bike faz com que cada membro do grupo preste mais atenção na sua postura e em seus movimentos. Consequentemente, aumentando a consciência corporal. Por outro lado, pedalar exige certo esforço dos músculos, melhorando a sua resistência.

Isso acaba se refletindo beneficamente em atitudes rotineiras, como sentar, caminhar, deitar ou se abaixar para pegar alguma coisa – ou a postura na sala de aula ou no escritório. Assim, a maior consciência corporal ajuda toda a família a evitar problemas nos músculos, ossos, nervos e tendões que podem prejudicar a qualidade de vida.

Atividade faz bem para a saúde

O sedentarismo está diretamente relacionado a diversas doenças, como hipertensão, infarto, aumento do colesterol, obesidade e diabetes, só para citar algumas. Um estudo do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein mostra que a natureza beneficia de várias formas a saúde e o bem-estar da população.

Assim, o mountain bike também ajuda a eliminar as toxinas do corpo através da transpiração. Com isso toda a família fica mais saudável e sentindo-se mais bem-disposta para aproveitar mais os dias de lazer na casa de veraneio.

Melhora a produtividade no estudo e no trabalho

Os dias de descanso são fundamentais para renovar as energias e dar um restart no cérebro. O mountain bike melhora a circulação sanguínea, que leva mais oxigênio para todas as células, otimizando a performance de todos os órgãos, entre eles o coração e o cérebro.

Com isso, há melhora significativa na memória e nas funções cognitivas. Assim, favorecendo o aumento de produtividade no trabalho e nos estudos.

Por outro lado, depois de um dia de mountain bike com a família, todo mundo vai dormir melhor, resultado da redução do estresse, do esforço na musculatura, da própria melhora na circulação, etc.

E quem dorme melhor, também acorda melhor. Uma boa noite de sono faz bem ao humor, combate a depressão tão comum em jovens e idosos e dá mais disposição para encarar as tarefas do dia.

Dessa forma, o mountain bike acaba unindo mais a família, que pratica junta uma atividade, mas também as relações interpessoais, de forma geral.

Isso tudo sem falar que aparecem, então, mais oportunidades de união, já que o esporte também pode agregar amigos e vizinhos do loteamento. Afinal, nada como aproveitar para fazer um belo lanche ao ar livre para descansar antes de voltar para a casa de veraneio.

E então, pronto para embarcar essa aventura com a família? Ter uma casa de veraneio em um loteamento fechado pertinho da natureza é contar com muito mais oportunidades para ser feliz!

Gostou do conteúdo de hoje sobre os benefícios para toda família da prática do Mountain Bike? Conte para a gente nos comentários abaixo! E não deixe de acessar o nosso artigo sobre todas as vantagens de ficar perto da natureza no interior de SP!