Esportes radicais são atividades recreativas que, na maioria das vezes, envolvem velocidade, altura, alto nível de esforço físico e alto grau de risco. Atividades como paraquedismo, rapel, entre outras, continuam a atrair um número maior de participantes a cada ano.

Isso se dá, provavelmente, devido aos aspectos positivos da saúde mental e física que os esportes radicais proporcionam.

Sendo assim, o turismo de aventura é um dos segmentos que mais cresce. Nos últimos anos, a popularidade dos esportes de aventura cresceu significativamente e as pessoas estão olhando para além da diversão.

Por isso, fizemos uma lista especial com os melhores lugares para praticar rapel no Brasil. Além de emoção e aventura, você verá os mais lindos lugares para viver esses momentos! Não perca!

1.Gruta do Lapão

Vamos começar com a Gruta do Lapão. Aliás, se você quer praticar outros esportes radicais, a Chapada Diamantina é o lugar ideal. Mas, voltando a Gruta do Lapão, praticar rapel nesse local vai fazer seus olhos brilharem.

A aventura do rapel começa com um passeio rápido até a entrada da trilha que leva ao topo da caverna. A partir daí, tem uma caminhada de uma hora até o ponto de descida de rapel que tem 50 metros de altura.

Assim, logo após montar o equipamento e checar as orientações sobre segurança, você pode curtir um cenário deslumbrante enquanto desce. Ela começa na rocha, mas logo atinge o ponto negativo, onde o rapel não é mais suportado.

Como a corda usada para a descer é, na maioria das vezes, dupla, fica mais difícil alcançar a velocidade. Por isso, a descida exige mais esforço físico para passar a corda pelo equipamento.

O passeio é emocionante para quem não está acostumado ao esporte, e fazer rapel, para quem já tem pratica é uma verdadeira aventura. A vista é maravilhosa e a descida é de tirar o fôlego.

2.Boca da Onça

Não poderíamos deixar de mencionar a Boca da Onça, em Mato Grosso do Sul. Esse lugar fantástico que tem o maior rapel do Brasil. Esse é para quem deseja adrenalina total. Isso porque, a Boca da Onça tem 90 metros de altura.

Se quer se deliciar nas águas depois do rapel, não perca essa oportunidade. No entanto, temos que contar que as águas são geladas de cortar a “alma”.

Mesmo assim, vale a pena esse “combo” de rapel e cachoeira. É emoção e relaxamento ligados pela natureza.

3.Analândia

E por fim, o melhor dos destinos para praticar rapel com segurança, emoção e aventura. Analândia!

E antes de dar mais detalhes, vale ressaltar que Analândia é o ponto certo para quem ama escalar, cavalgar, fazer ciclismo e tirolesa. Por isso, se você quer saber mais sobre esses esportes em Analândia, deixe um comentário e nós teremos muito prazer em contar todos os detalhes.

Essa cidade é especial, pois ainda é pouco explorada. E, além disso, há menos pessoas “para lá e pra cá”, como em grandes cidades turísticas.

Outro ponto positivo é o bate e volta que dá para fazer, de outros municípios, como: Rio Claro, São Carlos, Pirassununga, Araraquara, Leme, Porto Ferreira. Ou seja, em poucos minutos dá para ficar diante da natureza, ar puro e muita aventura.

Para começar, temos a famosa escalada do Morro do Cuscuzeiro. Impressionante vista e 64 caminhos diferentes que vão levar você até o topo. O melhor de tudo é que ela pode ser feita por todos, iniciantes e experientes.

Se você não é experiente, deve ir com alguém que conheça. A rapidez até assusta. Em praticamente meio dia você sobe o morro e desce em rapel. Pronto. Um momento fantástico em Analândia e isso é só o início… Pois, há uma infinidade de coisas para se fazer.

Os benefícios da prática do rapel

Escolher algum desses paraísos para praticar rapel traz muito mais benefícios do que se pode imaginar. Por isso, vamos citar três deles:

Expandir limites

Os esportes radicais podem levá-lo aos limites físicos e mentais. Por exemplo, quando você realiza rapel regularmente, você altera a composição química em sua mente. Sabia? Essa mudança o torna capaz de permanecer calmo e centrado durante situações estressantes.

E não estamos falando somente na hora do esporte, mas, o que queremos mostrar é que realizar as chamadas “atividades arriscadas” torna o resto da vida mais fácil de gerenciar.

Vencer os medos

Ou seja, é uma sensação de recompensa por enfrentar seus medos. Sabemos que vencer os medos é um processo. Sendo assim, esse tipo de esporte proporciona esse aprendizado.

O grande benefício aqui é que as pessoas transformam seu medo em uma experiência positiva. Pesquisas mostram como a prática desse esporte ajuda no controle das fobias e dos medos. Além disso, essa atividade, feita com segurança, ajuda a reduzir às respostas ao medo em todos os aspectos da vida.

Traz força e equilíbrio

Mesmo as pessoas que têm um bom senso de equilíbrio podem se beneficiar e melhorá-lo. E é exatamente isso que a maioria dos esportes radicais fará.

Lembre-se de que, nós somos naturalmente desajeitados. Outros tem alguma condição médica que iniba seu senso de equilíbrio. É claro que pode não ser aconselhável começar com um dos esportes radicais mais perigosos.

No entanto, algo tão simples como começar uma escalada, antes de praticar rapel já forçará seu corpo a se tornar mais equilibrado.

Em suma, praticar rapel nesses lugares tem tantas vantagens que precisaríamos de mais linhas para contar os benefícios. Mas, tudo bem, é melhor deixar uma leve curiosidade no ar, para que você possa vir e conhecer esses locais de aventura e beleza sem igual.

Quer conhecer um pouco mais sobre o assunto? Nós temos muito mais para contar sobre no conteúdo: Analândia, a cidade ideal para a prática de Rapel e outros esportes radicais!