Para muitas pessoas o verão é sinônimo de aventuras e esportes radicais. Essa estação, que coincide com o período de férias, é a época favorita dos brasileiros para arrumar as malas e buscar diversão. Uma boa pedida para conciliar descanso, curtição e ainda aliviar o estresse, que é causado pelas tarefas do cotidiano, é com um relaxante banho de cachoeira. 

Algumas pesquisas indicam que banhos naturais são como remédio para a saúde. Por se tratarem de fontes provenientes da natureza, a água desses tipos de banho traz inúmeros benefícios para quem frequenta cachoeiras, rios, mares e lagos termais.

Além de prazerosos, são opções de lazer para família, amigos e até mesmo para curtir sozinho. No post de hoje, vamos mostrar alguns dos benefícios de tomar um banho de cachoeira. Pronto para conferir? Então, vem com a gente!

Melhora a saúde

Uma pesquisa realizada no Japão constatou que o banho de cachoeira é capaz de diminuir a concentração de cortisol (hormônio ligado ao estresse), pressão arterial e frequência cardíaca devido aos efeitos da água gelada na circulação.

Além disso, percebeu-se um aumento na atividade do nervo parassimpático e nervo inferior simpático e ainda na contagem de glóbulos brancos (células de defesa do organismo). Na “Terra do Sol Nascente”, os banhos de cachoeira são tratados como terapia da natureza.

Aumenta os níveis de energia

O banho de cachoeira aumenta os níveis de energia e sensação de bem-estar. No entanto, não é só ele que causa efeitos positivos. A caminhada ao ar livre em meio à natureza também ajuda a oxigenar os pulmões e a liberar serotonina, substância que promove a sensação de felicidade e satisfação. Assim, eliminando o estresse. Isso também pode ser adquirido com a prática de arvorismo.

Diminui o estresse

Qualquer banho de água fria pode melhorar os ânimos, seja ele de chuveiro ou de mar. Mas o banho de cachoeira tem esse efeito potencializado. O impacto intenso de receptores de frio na pele pode acalmar o estresse e aliviar os sintomas da depressão. Assim, enviando grande quantidade de impulsos elétricos por terminações nervosas periféricas para o cérebro, efeito que melhora o humor, sendo usado até mesmo como hidroterapia.

Aumenta a agilidade

A queda d’água de um banho de cachoeira é extremamente reconfortante. O aumento da respiração em resposta ao choque que o corpo leva com a água fria ajuda a manter o calor, já que eleva a inspiração de oxigênio para os pulmões.

Dessa forma, a frequência cardíaca aumenta, melhorando a circulação e injetando uma dose natural de energia no corpo, ideal para mantê-lo alerta e ainda para ter disposição para todo o dia.

Controla a pressão arterial

A exposição às áreas verdes do entorno das cachoeiras diminui o estresse e aumenta a sensação de bem-estar. Assim, consequentemente, as substâncias responsáveis pelo aumento da pressão arterial e frequência cardíaca são controladas.

Acelera a recuperação muscular

É comum observar atletas entrando em banheiras de água fria, após um treino intenso como forma de reduzir a dor muscular. Semelhantemente, um banho de cachoeira também é capaz de apresentar o mesmo efeito. Ou seja, o banho frio é eficaz para alívio da dor até mesmo quatro dias após a prática de atividades físicas.

Melhora cabelo e pele

Além de prazeroso e relaxante, o banho de cachoeira melhora a aparência dos cabelos e pele. A água fria é uma das maneiras naturais de mantê-los saudáveis, fechando cutículas e poros, além de selar o couro cabeludo e impedir a entrada de sujeira. 

Proporciona sensação de bem-estar

A sensação de bem-estar promovida pelo banho de cachoeira pode ser explicada pela liberação de íons negativos. Ou seja, quando as moléculas da água fria se chocam na queda, liberam elétrons que se unem a outras partículas próximas. O resultado dessa união é formado por mais elétrons que prótons, fato que torna o íon negativo.

O íon negativo traz benefícios à saúde e pode ser encontrado também em outras partes da natureza, como matas e montanhas. Já em ambientes urbanos, os íons são muito raros devido à poluição do ar, água e presença de ondas eletromagnéticas dos aparelhos eletrônicos, geradores de íons positivos, que são extremamente prejudiciais à saúde. 

Eleva os níveis de vitamina D

As atividades ao ar livre aumentam a exposição ao sol. Consequentemente, a quantidade de vitamina D no corpo se eleva, isto porque se trata de um hormônio produzido a partir da ação de raios ultravioletas na pele. 

Essencial para o bom funcionamento de diversas funções corpóreas, a vitamina D produzida durante um banho de cachoeira melhora a imunidade, sistema cardiovascular, sistema ósseo, saúde mental e ainda previne doenças crônicas.

Cuidados ao tomar banho de cachoeira

Mesmo com todos os benefícios acima, o banho de cachoeira deve ser realizado com alguns cuidados a fim de evitar acidentes. Por isso, fique atento às seguintes dicas quando for atrás de seu momento relaxante:

  • cuidado com pedras escorregadias, principalmente, as mais escuras;
  • evite calçados, ou seja, indo descalço é possível sentir as ondulações do terreno com maior facilidade;
  • quando se sentir inseguro, fique agachado, evitando tombos e quedas;
  • quando atravessar rios e corredeiras, use o auxílio de cordas;
  • verifique a profundidade do poço, antes de pular de alguma altura;
  • leve toalha e roupas de banho, pois a caminhada até a cachoeira pode ser longa e roupas molhadas podem ser prejudiciais à saúde.

Agora você já conhece as maravilhas que um banho de cachoeira pode proporcionar à saúde. Faça dessa prática um hábito em sua vida e mantenha sempre corpo e mente em equilíbrio.

Gostou deste post? Então, você também poderá se interessar por Analândia, uma cidade cercada por pontos turísticos e cachoeiras!