Quem nunca sentiu a sensação de andar a cavalo, definitivamente, não sabe o que está perdendo. Essa é uma das atividades mais antigas do homem e não é à toa. A relação de confiança com esses animais começou há seis mil anos e os benefícios são tão grandes que se mantém sólida até hoje.

Conviver com cavalos é um verdadeiro privilégio, que regula funções vitais e ajuda a nos conhecermos mais profundamente. Por isso, cavalgar pode ser uma verdadeira lição de vida, um laço de reconexão com a natureza que faz aflorar o que o ser humano pode ter de melhor: sua amizade e parceria com os animais.

Inteligentes, elegantes, fortes e amigos, os cavalos oferecem a oportunidade de integração com o meio ambiente, de momentos de paz e satisfação que recarregam as energias.

Confira 10 motivos pelos quais andar a cavalo faz tão bem ao corpo e à alma e descubra porque esses belos animais merecem tanto nosso respeito e admiração. Acompanhe:

1. Andar a cavalo diminui o estresse

Ao andar a cavalo você sente o contato do corpo do animal, o ritmo de suas passadas, a musculatura forte que se adapta ao ritmo que você comanda.

Nessa verdadeira troca de energias, o estresse da semana corrida, pouco a pouco, se desfaz. Assim, sendo gradativamente substituído por uma sensação de paz e tranquilidade que só a natureza sabe proporcionar.

Para os especialistas, essa interação com os cavalos reprime a produção dos hormônios relacionados à ansiedade e ao estresse. Ou seja, quanto mais natureza no entorno, maior o benefício.

2. Proporciona autoconhecimento

Espertos, independentes e intuitivos, cavalos não confiam de imediato em qualquer um. É preciso trabalhar para ganhar a sua confiança aos poucos e estabelecer uma conexão verdadeira de identidade com o animal.

A ligação com o cavalo surge apenas quando a relação se torna de confiança e respeito mútuo. É preciso doar para receber. E o que você tem para dar? Esse processo se torna uma jornada de autoconhecimento que pode se refletir de forma bastante positiva em vários aspectos da vida.

3. A musculatura fica mais fortalecida

Para quem não tem a menor paciência para academia, mas ama o contato com a natureza, nada melhor para a saúde do que andar a cavalo nos finais de semana.

Esse contato direto com o animal força a musculatura, principalmente, a dos braços, dos glúteos e das pernas, que precisam trabalhar para manter o corpo junto ao do cavalo.

Também melhora o equilíbrio e reforça a musculatura das costas, já que a postura é fundamental para se manter na sela.

4. Melhora a autoestima e a confiança

Andar a cavalo é uma relação de confiança mútua, no entanto, é importante lembrar que foi o homem o responsável por domesticar o cavalo. Assim, manter o respeito pelo animal é importante, mas saber quem é o líder e quem controla um bicho tão grande e poderoso faz bem à autoestima de qualquer pessoa.

5.Ajuda a manter a família unida

Você até pode ser um cavaleiro solitário, se quiser, mas andar a cavalo é ótima atividade em grupo. E o melhor: para pessoas de todas as idades. Por isso, é uma excelente forma de manter a família unida. Pois, nada pode ser tão prazeroso como uma boa cavalgada como os filhos e amigos!

Escolha um destino, prepare lanches. Depois, pegue a família e tratem juntos dos animais, nem que seja para dar um pouco de água e petiscos.

Cuidar do cavalo estreita a relação com o animal, mas também ajuda a criar hábitos saudáveis em relação à natureza. Tudo pronto? É hora do passeio com direito a muita risada e aventuras ao ar livre!

6. Aumenta o vínculo com a natureza

Vento no rosto, cheiro de mato fresquinho, barulho de cachoeira, passarinho cantando e até o suor do animal. Andar a cavalo permite que você sinta novas sensações, aguce a curiosidade sobre o meio ambiente, ouça sons novos e sinta odores desconhecidos. O clima da mata ao redor aumenta o vínculo com a natureza – e natureza é qualidade de vida.

7. Melhora a atividade cerebral

Preocupado com a semana que virá? Depois de andar a cavalo você vai ver que sua produtividade estará melhor no trabalho. Essa é uma atividade onde você precisa buscar constantemente soluções criativas – seja para atravessar um riacho, para passar por um tronco ou para dar água a seu companheiro de jornada.

E descobrir novas formas de superar desafios, mesmo que aparentemente pequenos e insignificantes, é uma ótima forma de exercitar o cérebro e despertar cada vez mais a sua criatividade.

8.Colabora para uma melhor socialização

Se alguém na sua família tem problemas para socializar, andar a cavalo pode ser uma ótima solução. A exclusão social é mais comum em adolescentes e idosos, por exemplo, que, muitas vezes, se sentem deslocados do ambiente ao redor.

Assim, as cavalgadas em grupo são uma ótima oportunidade de conhecer novas pessoas. É bem possível que surjam amizades duradouras entre pessoas que têm pelo menos uma coisa em comum: o amor pelos cavalos.

9.Tratamento de doenças

A cada dia surgem novas evidências de que andar a cavalo não só faz bem à saúde, mas também ajuda a tratar determinadas doenças.

Hoje, a equoterapia é indicada para pessoas portadoras de necessidades especiais. Dessa forma, fazendo com que percebam melhor suas potencialidades, minimizando deficiências e melhorando a integração social.

Considerado um método terapêutico e educacional, andar a cavalo também colabora para o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

10. Você ganha um grande amigo

Andar a cavalo é como fazer uma amizade para sempre. Cavalos são carinhosos, inteligentes e divertidos. É uma parceria que precisa de confiança mútua para funcionar. Mas, depois que é estabelecida, o elo não se rompe.

Por isso, é preciso buscar o entrosamento perfeito, trabalhando seus medos, compreendendo suas peculiaridades, conhecendo sua personalidade e entendendo cada cutucão com o focinho ou o movimento das orelhas.

E nada melhor do que um grande amigo para passar suas horas de relaxamento e paz junto à natureza.

Se você gostou da ideia de andar a cavalo, que tal melhorar ainda mais sua qualidade de vida? Conheça 5 razões para morar em loteamento fechado no interior de SP!