Quando a água fresquinha cai com força parece lavar a alma, não é mesmo? E é tudo que quem sai de uma semana na cidade precisa no final de semana. Por isso, as cachoeiras em SP são tão procuradas: mais do que restaurar as energias para começar um novo ciclo, elas promovem uma verdadeira sensação de paz e conexão com a natureza que parece renovar cada célula do corpo.

Feliz de quem tem casa de veraneio em Analândia. Pois, a cidade é conhecida por abrigar algumas das mais belas cachoeiras em SP. Nos arredores de uma natureza, que impressiona pela exuberância, as quedas d’água se revezam para deleitar quem aprecia os verdadeiros prazeres da vida. Só na região são 42 delas já catalogadas.

Aqui, você vai conhecer algumas delas, com suas piscinas e características próprias para banho. Mas há muitas outras esperando para serem exploradas. Vem com a gente e comece a fazer sua programação para os seus finais de semana! Acompanhe a leitura!

7 cachoeiras em SP que vão jogar o baixo astral para bem longe!

Não precisa ser adepto de nenhum esporte radical para usufruir de todos os benefícios das cachoeiras em SP. As trilhas para chegar até elas são um presente à parte. É o programa perfeito para fazer em família, ideal para pessoas de todas as idades.

1. Cachoeira Salto do Major Levy

Essa é a primeira da lista das cachoeiras em SP para você ir não é toa: ela fica bem na entrada de Analândia, no Rio Corumbataí. Lá você vai encontrar águas clarinhas, uma generosa piscina com areia fininha e, provavelmente, várias pessoas.

Afinal, além da beleza, ela também é bem fácil de chegar, o que acaba atraindo mais visitantes. A queda d’água, com 25 metros, tem um poço bem raso, uma excelente oportunidade para se deliciar em uma piscina natural e calma. 

Tem lanchonete e restaurante no local, caso você queira aproveitar as delícias locais, antes de voltar para sua casa de veraneio.

2. Cachoeira do Escorrega

A cachoeira tem uma pequena taxa de visitação, manutenção e que vale cada centavo. E pode ter certeza de que é uma das mais divertidas cachoeiras em SP.

Lá no topo fica a corredeira, com uma pedra bem lisa ótima para escorregar de boia. Se não quiser levar a sua, pode alugar no local, onde também tem um restaurante rural para matar a fome depois da brincadeira.

O que tem de pequena a queda d’água tem de bonita em meio a um visual de tirar o fôlego. Programa para toda a família com diversão garantida.

3.Cachoeira da Bocaina

O caminho para a Cachoeira da Bocaina já vale o passeio. A estradinha de terra em boas condições é agraciada com a paisagem do Morro do Cuscuzeiro e do Morro do Camelo, os dois grandes e belíssimos cartões postais de Analândia.

A cachoeira fica em terreno particular, por isso tem uma taxa ainda menor do que a do Escorrega para entrar. E é aí que a aventura começa, descendo uma trilha de 15 minutos de caminhada. Mas, quando você chega lá em baixo, o visual faz prender a respiração.

Do meio da mata, a água despenca de um paredão de 50 metros de altura. Se for lá em cima, além da vista privilegiada, você vai descobrir por que é uma das cachoeiras em SP procuradas por quem adora rapel e cascading.

Ao descer pelo canyon, a água perde um bocado de força, já que não tem muita vazão. O banho de “ducha”, então, fica super gostoso, apesar da altura da queda d’água.

O local oferece ainda um “brinde extra” para quem tem um pouquinho a mais de paciência: procurando bem, é possível ver diversas pinturas rupestres nos paredões do canyon, herança dos primeiros habitantes locais.

4.Cachoeira da Pedra Vermelha

Também em terreno particular, a Cachoeira da Pedra Vermelha fica localizada no fundo canyon da fazenda que leva o mesmo nome. Para chegar é preciso fazer uma caminhada super gostosa entre mata, indo em direção ao fundo do vale. Lá, um pequeno riacho cai de um paredão rochoso, formando a cachoeira.

5 – Cachoeira do Canyon do Feijão

Essa é para quem já tem certa prática com as cachoeiras em SP. Para chegar à da Cachoeira do Canyon do Feijão é preciso percorrer o canyon bem juntinho às paredes rochosas do lado direito.

Gostou do desafio? Então, depois você vai gostar também da trilha na mata, que comumente é feita também de mountain bike – mas a pé ou de bicicleta, é bom ter um guia para não se perder.

Chegando lá você vai se surpreender com a queda d’água de 30 metros que cai com tanta força que nem sequer toca o paredão de rocha. Uma ducha e tanto para lavar a alma!

6. Cachoeira de Monte Sião

Uma das vantagens de morar ou ter casa em Analândia é que, além de ser uma estância, a cidade é perto de tudo – inclusive de outras cidades, como Pirassununga.

E é lá que fica a Cachoeira de Monte Sião, famosa entre as cachoeiras em SP. Ela fica na zona rural, bem no KM 59 da Rodovia SP 225, no sentido para Analândia. Fácil, fácil de encontrar, já que tem placa indicando a entrada para o local.

Reza a lenda local que o nome é em homenagem ao Lar Monte Sião, que funcionava ali pertinho. São só 10 minutinhos de trilha leve para chegar à cachoeira, encrustada em um lugar lindíssimo de mata densa e com uma queda d’água de 25 metros de altura.

7.Cachoeira da Ponte Amarela

Outra das cachoeiras em SP que quem ama a natureza não pode deixar de ir é a Cachoeira da Ponte Amarela, localizada na reserva ecológica de mesmo nome. No total são nada menos que 15 mil m² a apenas cinco minutos do centro de Analândia.

O córrego da Olaria oferece uma corredeira linda sobre as rochas, uma piscina natural rasa e a Cachoeira da Ponte Amarela. As quedas d’água são baixinhas e você pode ficar sentado lá dentro só curtindo o som da natureza ao redor e a água caindo em perfeita comunhão com a natureza.

Não tem receita melhor contra o estresse do que toda a energia das cachoeiras. E as de Analândia  estão logo ali esperando por você!

Aproveite o embalo e descubra todos os benefícios de um bom banho de cachoeira e comece agora a investir na sua qualidade de vida!