Vivemos em um momento em que mais da metade da população mora em áreas urbanas, fato que há algum tempo já apresenta diversas consequências. A falta de contato com a natureza e a exposição excessiva aos males de grandes cidades, como poluição, ruídos e insegurança podem prejudicar a saúde mental. Consequentemente, levando um grande número de pessoas a desenvolver transtornos como ansiedade, depressão e até pânico.

Estudos demonstram os benefícios de viver perto da natureza. Além disso, existem pesquisas recentes que também mostram o risco aumentado para desenvolvimento de distúrbios psiquiátricos ao morar longe de áreas verdes. No post a seguir, você vai conferir como a natureza pode trazer benefícios para a saúde mental!

A natureza e a saúde mental

Não é surpresa, estar em meio à natureza deixa as pessoas relaxadas e tranquilas, sem a ansiedade causada por computadores, celulares e a correria do dia a dia na cidade. Apreciar um tempo em um local em que não há sinal de internet, por exemplo, ajuda a aliviar alguns sintomas de fadiga mental.

Além disso, o contato com a natureza traz benefícios como criatividade, melhora na concentração, memória e outras vantagens.

Aumento da expectativa de vida

Em um estudo publicado em 2016, pela universidade americana de Harvard, foram analisados prontuários médicos de 100 mil mulheres norte-americanas. O resultado obtido apresentou grandes diferenças entre aquelas que moravam próximo às áreas verdes.

Os dados coletados indicaram que a taxa de mortalidade para as mulheres que tinham contato com a natureza era 12% inferior ao outro grupo que morava em áreas urbanas.

De acordo com esse estudo, são diversos os fatores que ligam a natureza à queda nesses índices, como aumento da interação social, menores níveis de poluição e propensão à prática de exercícios físicos.

Benefícios da natureza para saúde mental

Constantemente estimulado, nosso cérebro precisa lidar diversas horas por dia com trânsito, trabalho, casa, família e todas as outras situações que busquem nossa atenção em meio a uma competição diária. Pouco tempo em contato com a natureza já é necessário para gerar os seguintes benefícios a nossa saúde mental:

  • ajuda na recuperação da fadiga, cansaço e exaustão, melhorando o desempenho e gerando satisfação;
  • proporciona calma, inspiração e estimula o aprendizado e curiosidade;
  • oferece ótimos espaços para atividades físicas, melhorando a memória e funções cognitivas;
  • alivia sintomas do Alzheimer, demência, estresse e depressão;
  • auxilia no desenvolvimento cognitivo de crianças, incentivando a criatividade e interação social;
  • diminui sintomas do Distúrbio de Déficit de Atenção, assim como pode minimizar a necessidade de grandes dosagens de seus medicamentos.

Estudos ainda demonstram que o contato com a natureza aumenta o foco e desempenho. Estar ao ar livre, respirando ar puro, observando a natureza aumenta os níveis de bem-estar mental, além do físico.

Dicas para manter contato com a natureza

Conhecidos os benefícios que a natureza traz para o organismo e, principalmente, para a saúde mental é hora de conhecer algumas dicas que podem ajudar a mantê-lo próximo ao verde.

Plantinha na mesa

Muitas vezes, o trabalho é a maior fonte de estresse e ansiedade, além de ser um dos ambientes em que passamos a maior parte do dia. Se você trabalha em escritórios ou ambientes fechados, providencie uma planta para ser sua companhia. Além de levar beleza para o espaço, conviver diariamente com plantas contribui para sua saúde mental.

Conheça áreas verdes

Outra forma de entrar em contato com a natureza é por meio de caminhadas e passeios pelo seu bairro ou cidades da região que sejam ricas em áreas verdes.

Se você mora em áreas urbanas deficientes de arborização, o ideal é buscar na região espaços que proporcionem saúde e bem-estar com parques e florestas.

Deixe sua casa verde

São inúmeras as espécies de plantas que podem ser cultivadas em casas e apartamentos. Você pode escolher cada espécie pelo volume de luz necessária, frequência para regar, e muitos outros detalhes que tornam o cultivo de plantas em sua residência muito mais fácil e prazeroso.

Se o espaço não for um problema, invista em arbustos e vasos maiores, além de jardins ou hortas. Sabia que a jardinagem é uma atividade terapêutica que também contribui para a saúde mental?

More próximo à natureza

Espaços verdes na cidade nem sempre é uma realidade. Pior ainda para cidades grandes, com crescimento desenfreado. Por isso, é essencial tentar encaixar em sua rotina visitas à áreas verdes próximas a sua casa, seja para férias, ou, sempre que for possível, aos finais de semana em uma casa de veraneio, por exemplo.

Busque pelo ar puro

É comum conviver em espaços fechados e receber exposição à poluição diariamente, principalmente, para moradores de grandes centros. Para atender as necessidades de oxigenação em ambientes como esses, o organismo precisa trabalhar intensamente. Consequentemente, piorando a pressão arterial e a circulação.

Respirar ar fresco em contato com a natureza melhora na regulação desse esforço. Assim, nutrindo o organismo com oxigênio e proporcionando a sensação de bem-estar.

Isso também acontece pela regulação dos níveis de serotonina (neurotransmissor que afeta humor, memória e comportamento social), resultando na melhora da saúde mental com felicidade e relaxamento.

Neste artigo, você conheceu as vantagens que o contato com a natureza pode gerar para sua saúde mental. Garanta seu bem-estar e qualidade de vida investindo em formas de estar sempre próximo à áreas verdes e naturais.

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