Um esporte que à primeira vista causa espanto em alguns e a adrenalina em outros: assim é a tirolesa. Uma atividade notadamente radical que ganha cada vez mais adeptos em diversos países do mundo, incluindo o Brasil.

Essa expansão na prática da tirolesa não é à toa, pois coincide com o aumento no número de pessoas que buscam uma vida mais saudável e em sintonia com a natureza. E essas são sensações possíveis a todas as pessoas que praticam esse esporte.

Mas, e você? Ficou com vontade de saber mais sobre a tirolesa? Então, continue com a gente e conheça mais sobre esse maravilhoso esporte.

Boa leitura!

O que é uma tirolesa?

Conhecida em inglês como Zip Line, a tirolesa é uma atividade criada na Áustria, especificamente, na região do Tirol. Utilizada como esporte, ela possibilita que uma pessoa comum “sobrevoe”, pendurada em um cabo, uma região de mata ou qualquer outra beleza natural.

É justamente essa possibilidade de se sentir livre que faz a tirolesa ganhar o mundo e se tornar uma das atividades preferidas de muita gente.

Como funciona?

Talvez, uma das principais razões de a tirolesa ganhar tantos adeptos seja a sua simplicidade na hora da prática, mas com extrema segurança. Para que tudo funcione, são utilizados os seguintes equipamentos:

  • cabos de aço;
  • mosquetão;
  • arnês.

Na montagem da tirolesa, o cabo de aço é conectado em dois pontos distantes – é importante verificar se a corda não ficou com alguma barriga (folga), pois isso pode fazer com que o praticante fique preso no meio do caminho e não consiga chegar até a outra ponta.

Para se deslocar, você deve vestir o arnês e se prender aos mosquetões. Depois disso, é só seguir a direção pré-determinada.

Onde praticar a atividade?

Como dito na introdução, o grande atrativo da tirolesa é a possibilidade de praticá-la junto à natureza — mais especificamente, acima dela. Por isso, embora ela possa ser praticada até mesmo em ambientes urbanos, o mais interessante é quando tudo acontece em ambientes naturais.

É então que ter uma casa em um local próximo às montanhas, lagos e cachoeiras faz toda a diferença. Com essa proximidade, você tem todo o tempo do mundo para buscar o melhor lugar para a prática do esporte.

Não é preciso escolher locais muito altos. Basta uma altura segura para que a pessoa atravesse as extremidades sem nenhum contratempo. Dependendo da região em que você mora, as possibilidades são quase infinitas:

  • acima de florestas;
  • entre cachoeiras;
  • acima de lagos.

Quem pode praticar a tirolesa?

Outro ponto que joga favor da tirolesa é a exigência física em relação aos praticantes. Embora seja uma atividade que possa assustar de primeira, ela não demanda condicionamento físico privilegiado e nem uma faixa etária específica.

Ou seja, pai, mãe, filhos e até avós podem “brincar” de tirolesa sem maiores preocupações. Por ser algo bem próximo à natureza, ela ainda traz benefícios para o corpo e para a mente do praticante.

Todavia, é preciso ressaltar o cuidado com pessoas com problemas de coração ou que apresentem alguma restrição acerca de lugares mais altos. A mesma adrenalina que é um fator interessante para alguns, pode ser prejudicial para outras pessoas.

A melhor dica, então, é visitar o médico regularmente e assegurar que tudo esteja bem com a sua saúde antes de se aventurar na tirolesa. 

Tendo a certeza sobre esses fatores, você pode se divertir e aproveitar ao máximo os benefícios que a tirolesa pode trazer para os seus praticantes.

Como garantir segurança e diversão?

Você já sabe que a tirolesa é um esporte que lhe aproxima da natureza e que pode ser realizado pela maioria das pessoas.

Mas, como qualquer outra atividade, ela exige respeito e cuidados por parte dos praticantes. Sendo um esporte em altura, as medidas de segurança devem ser seguidas sem nenhum tipo de negligência.

Confira as nossas dicas para garantir uma experiência segura e divertida com a tirolesa.

Respeite as regras e utilize os equipamentos

Para o praticante realizar o esporte com tranquilidade e segurança são necessários acessórios como:

  • cadeirinha;
  • capacete;
  • luvas.

Jamais inicie a prática se estiver faltando algum dos equipamentos de segurança. A tirolesa é considerada um dos esportes mais seguros do mundo, mas isso só é possível quando praticantes respeitam as recomendações. É preciso manter esse padrão.

Confira as condições dos equipamentos

Se certificar sobre a existência dos equipamentos não é o suficiente para garantir uma diversão tranquila. Sem uma análise mais profunda, você corre o risco de utilizar ferramentas obsoletas ou que já apresentam defeitos.

Por isso, antes de subir na tirolesa, se informe e/ou analise os seguintes pontos:

  • estado de conservação do cabo de aço e dos mosquetões;
  • condições de uso do capacete e cadeirinha;
  • tipo de luva disponível.

Siga as recomendações de especialistas em segurança

Além dessa verificação, você precisa seguir recomendações de especialistas em segurança em atividades em altura, por exemplo:

  • não faça malabarismos durante a travessia para não comprometer a segurança;
  • tire todas as dúvidas que achar necessário antes de descer na tirolesa;
  • não tenha pressa para vestir o equipamento.

Sobre o que vestir, recomenda-se um vestuário mais leve as conhecidas “roupas de ginásticas” são ótimas opções. Não se esqueça também de levar água e repelente.

Tenha certeza sobre as suas condições físicas e emocionais

Já falamos aqui que a prática da tirolesa exige pouco condicionamento físico dos praticantes. Mas, pouco não quer dizer nenhum. Por isso, não inicie a sua aventura sem a certeza de que esteja tudo bem com o seu corpo.

Além disso, a questão emocional também deve ser considerada. Caso tenha algum trauma com atividades em altura ou outra questão emocional que possa lhe “travar” durante a prática, é essencial que você supere esses fatos antes de subir na tirolesa.

É preciso garantir que tudo ocorrerá bem e você conseguirá aproveitar a experiência ímpar de praticar esse esporte.

Enfim, seguindo todas as dicas de segurança e escolhendo o lugar ideal, a prática da tirolesa tende a ser algo inesquecível para você e toda a sua família. Uma vida mais saudável e feliz é possível. E ao morar em um local próximo a natureza, você pode escolher dentre vários esportes que trazem como recompensa belezas naturais e únicas. Aproveite ao máximo!

Quer mais aventura? Então, conheça o Trekking e o Hiking.